domingo, 19 de abril de 2009

INCONFIDÊNCIA MINEIRA




Você sabia?



A Inconfidência Mineira não foi uma revolta de caráter popular. Visava basicamente o fim da opressão portuguesa que prejudicava a elite mineira. Não tinha como finalidade acabar com a exploração social interna - a escravidão, por exemplo-, que atingia a maioria da população.

Entre os inconfidentes destacaram-se Cláudio Manuel da Costa (minerador e poeta, formado em Coimbra), Inácio de Alvarenga Peixoto (minerador e latifundiário), Tomás Antonio Gonzaga (poeta e jurista), Toledo e Melo (padre e minerador). Um dos homens mais pobres e menos letrados que participaram diretamente da Inconfidência foi Joaquim José da Silva Xavier, apelidado Tiradentes porque exerceu, entre outros ofícios, o de dentista.

No dia da execução de Tiradentes (21 de abril de 1792), realizada numa praça do Rio de Janeiro, o governo convocou a tropa de soldados para assistir à cerimônia em uniforme de gala. O objetivo era exibir a força do poder para matar Tiradentes: aquele que mais simbolizava a figura do povo na Inconfidência.

Referência: COTRIM, Gilberto. História para o ensino médio- Brasil e Geral- São Paulo: Saraiva, 2002, p.273-274.

Um comentário:

  1. Só não sei por que 21 de abril é feriado e 19 de abril (dia do índio) e 22 de abril (dia da invasão portuguesa) não são. E por que uma das principais avenidas de Salvador chama-se Vasco da Gama e não Pedro Álvares Cabral?

    ResponderExcluir